

Como funciona?

Novembro
Escrita-colheita: escrever junto às palavras alheias
Nessa oficina de escrita, a proposta é de que nos entreguemos às palavras dos livros que amamos (ou mesmo dos que odiamos, por que não?), deixando-se levar pelas palavras alheias, misturando-se a elas, para a criação de um texto único e individual.
As obras literárias, apesar de sua originalidade, sempre trazem uma contaminação, uma influência das leituras feitas por quem as escreveu. Diferentemente da crença popular de que algo deve ser completamente original, os textos estão o tempo todo se aproximando e se afastando uns dos outros, mostrando como a criação é mais processo de troca do que invenção pura.
Assim, na oficina desse mês, iremos conversar um pouco sobre tal processo para, então, mergulhados no ambiente de uma livraria, permitindo-nos ser afetados pelas palavras dos escritores que ali estão, colhendo-as para nós mesmos. Junto ao que foi recolhido, criaremos, cada um à sua maneira, seu próprio texto.
Não é necessário ter experiência anterior com a escrita.


Inscrição para oficina de novembro


Conduzido por Sofia Amorim
Sofia Amorim, mestre em Educação pela UFTM. Escritora, professora e criadora do curso Travessias Textuais - oficinas de escrita.